quarta-feira, 22 de abril de 2009

Valsa com Bashir


Valsa com Bashir é um filme de animação israelense do diretor Ari Folman que narra a história de um diretor de cinema que em sua juventude participou da Guerra do Líbano no início da década de 80 mas não possui nenhuma lembrança de tal fato. O filme se desenvolve através da busca deste homem por sua memória em relação à Guerra e é este o cenário usado pelo diretor, que também assina o roteiro, para narrar as atrocidades ocorridas durante este período no Líbano.
Apesar de ser um desenho animado, este filme teve censura de 18 anos em muitos países que foi exibido devido ao seu conteúdo adulto e dramático além de mostrar cenas fortes e chocantes dos massacres ocorridos durante a Guerra.
O filme pode ser considerado uma autobiografia, já que seu diretor e roterista participou ativamente do conflito como soldado em 1982.
Ari Folman deu à animação um tom de documentário ao mesclar imagens dos conflitos com depoimentos de pessoas que participavam destas imagens.
A animação foge dos padrões convencionais e se apresenta como se o espectador estivesse lendo uma revista de quadrinhos, com pouco movimento e expressão dos personagens, o que nos dá a sensação de estarmos diante de uma exposição de arte analisando todos as emoções e sentimos contidos em cada quadro.

Valso com Bashir foi a única animação a concorrer a palma de ouro no Festival de Cannes 2008. Recebeu ainda duas indicações ao BAFTA 2009 (melhor animação e filme estrangeiro) e uma indicação ao Oscar 2009 (melhor filme estrangeiro), além de ganhar o Globo de Ouro 2009 na categoria de filme estrangeiro.

Sem dúvida nenhuma é um filme que deve ser assistido pelos apreciadores de bons filmes.

Trailler: http://www.youtube.com/watch?v=Ak_2NWhr_g4

Download: http://moviesco2.blogspot.com/


Notícias: A Primeira vítima do novo Wolverine.

O jornalista Roger Friedman, que cobre entretenimento para a Fox News online, não conseguiu aguardar a estreia oficial do filme Wolverine e baixou uma cópia pirata pela internet (o que pode ser feito através do blog http://rmfilmsco2.blogspot.com/ e o melhor de tudo, já legendado para o português). Até ai tudo bem, todu mundo baixa filmes pela internet mesmo. Mas o fato é que o Mr. Friedman não conteve sua emoção e fez uma resenha sem economiza elogios ao filme, e sem se dar conta de que o filme ainda não estreou nos cinemas (o que só ocorrerá em 30 de abril) e publicou sua crítica no site da Fox (que por coincidência ou não é a distribuidora do filme). Ele ainda publicou a seguinte frase sobre o download de filmes piratas: "É muito mais divertido que apanhar chuva para ir ver no cinema". Resultado: um poderoso chefão do estúdio ligou para um poderoso chefão do site e exigiu a punição do jornalista "por flagrante de apologia do crime de pirataria." Não foi preciso mais que isso: Friedman está na rua.

Ainda bem que somos meros mortais e ainda podemos assistir à filmes piratas sem perdermos nossos empregos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário