sexta-feira, 24 de abril de 2009

Quem quer ser um Milionário


Bom, após uma frustrada tentativa de assistir ao "CHE" (fiz o download do filme mas o áudio estava adiantado), que seria o filme que planejava comentar hoje, só me sobra comentar sobre o tão já comentado "Quem quer ser um milionário", que, apesar de já ter assistido há algum tempo, estreou a pouco nas salas tupiniquins.
O filme conta a história de um garoto pobre que participa de um programa de perguntas e respostas da TV indiana onde concorre ao prêmio de 20 milhões de rupias (moeda indiana). Jamal resolve se inscrever no programa com o objetivo de reencontrar sua paixão da infância, que é fã do show. Surpreendentemente, já que o rapaz não teve estudos e trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing, ele consegue responder as pergunta do programa. Por coincidência ou destino, como preferirem, todas as perguntas corresponde à fatos pelo qual Jamal já viveu ou ouviu falar.
Na minha opinião, o diretor, Danny Boyle, este drama serve de pano de fundo para mostrar a verdadeira Índia, com todas as sua mazelas sociais. Bem diferente do que é pintado em alguns "Caminhos" por aí.
Tecnicamente falando, o filme tem um quê de "Cidade de Deus" (filme este assistido inúmeras vezes, como assumiu em várias entrevistas, pelo diretor) seja quando falamos de edição, com muitas idas e vindas entre passado e presente, ou seja pelas cenas nas vielas das favelas indianas tais quais as brasileiras.
Enfim, "Quer quer ser um milionário" (ganhador de todos os principais prêmios da temporada 08/09) é um bom programa para se assistir em família.
Notícias: Vamos à lista oficial de Cannes 2009.
Los Abrazos Rotos (Espanha), de Pedro Almodovar
Fish Tank (Inglaterra), de Andrea Arnold
Un Prophete (França), de Jacques Audiard
Vincere (Itália), de Marco Bellocchio
Bright Star (Nova Zelândia), de Jane Campion
Map of the Sounds of Tokyo (Espanha), de Isabel Coixet
A l'Origine (França), de Xavier Giannoli
Das Weisse Band (Alemanha), de Michael Haneke
Taking Woodstock (Taiwan-EUA), de Ang Lee
Looking for Eric (Inglaterra), de Ken Loach
Spring Fever (China), de Lou Ye
Kinatay (Filipinas), de Brillante Mendoza
Soudain le Vide (França), de Gaspar Noe
Bak-Jwi (Coréia do Sul), de Chan-wook Park
Les Herbes Folles (França), de Alain Resnais
The Time That Remains (Palestina), de Elia Suleiman
Bastadardos Inglórios (EUA), de Quentin Tarantino
Vengeance (Hong Kong), de Johnnie To
Visages (Malásia), de Tsai Ming-Liang
Antichrist (Dinamarca), de Lars von Trier
O festival começa no dia 13 de maio, com a exibição da animação "Up - Altas Aventuras" (Pixar), e termina em 24 de maio com a divulgação dos vencedores além do lançamento mundial de "Coco Chanel & Igor Stravinsky".
Fui que fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário